Uso dos drones na agricultura
- Rafael Oliveira
- 21 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2024

Que os drones já são uma febre todo mundo sabe, agora como podem ser utilizados? Seu uso pode ser extrapolado além do lazer? Claro que sim! Os drones, ou RPAs “termo mais técnico” já se tornaram um grande aliado da pesquisa científica e de diversas áreas profissionais, apresentando uma gama de usos e funcionalidades. Neste artigo abordaremos o seu uso aplicado ao campo, especificamente no ramo da agricultura de precisão.
Produzir alimentos e conciliar desenvolvimento sustentável sempre será um grande desafio para as empresas e em especial para os engenheiros agrônomos, profissionais responsáveis pela garantia do sucesso produtivo das lavouras. Atualmente, o campo é dotado de considerável tecnologia de ponta, seja pelo uso de maquinário integrado a computadores de bordo com GPS, ou pela utilização de variedades melhoradas geneticamente ou por análises de solo e das plantas, cada vez mais avançadas.
É neste ponto que o uso de drones se destaca, não como um substituto a todos os outros avanços, mas sim como uma alternativa de agregar mais informação ao vasto mundo da tecnologia agrícola. Seu uso se estende desde a produção de imagens aéreas das lavouras, mosaicos ortorretificados, delimitação de curvas de nível, até o estudo e avaliação da saúde das plantas. Tudo isso com o objetivo principal de entender cada vez mais sobre os elementos presentes dentro de uma propriedade rural.
A Elemental Meio Ambiente Geotecnologias acredita que este conhecimento já é o grande diferencial para a agricultura nos tempos atuais. Produzir mais, aplicando menos insumos, otimizando o uso da água e do solo e principalmente, contribuindo com a manutenção dos ecossistemas naturais. Como forma de proporcionar estas possibilidades, oferecemos ao produtor rural o nosso serviço, o Monitoramento Agrícola.

O Monitoramento Agrícola é realizado por asas fixas ou multirotores com sensores embarcados. Sendo realizado o imageamento georreferenciado com câmeras RGB e NIR para análise e diagnóstico da cultura. A câmera NIR (infravermelho próximo) permite uma análise detalhada da cultura, captando o estado fitossanitário, a biomassa, falhas na cultura, entre outras situações. Várias vantagens podem ser percebidas com a aplicação desta tecnologia, dentre elas destacamos: diagnóstico espacializado e rápido da cultura, levantamento rápido em grandes áreas, maior capacidade de levantamento de informações, economia na aplicação de insumos agrícolas e etc.
Fornecemos algo mais que somente desenhos ou figuras, apresentamos indicadores, informações significativas, obtidas por análises geoespaciais, interpretadas por Engenheiros Agrônomos e que proporcionam rápida tomada de decisão.
Não perca tempo! Veja seu negócio com outros olhos... veja de cima!!!
Comments